quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Meninas que falam palavrão: Modernidade ou Falta de Educação ?

Pense rápido: você está andando em uma avenida super movimentada, quando de repente o salto do seu sapato quebra e você cai de cara no chão, se sujando toda. E tem mais: Várias pessoas começam a olhar e rir da sua cara. Qual é a primeira coisa que você diz ?

Para as meninas intituladas “meninas que falam palavrão”, a resposta é mais fácil do que você imagina: "Grite um por** ou um ‘vai tomar no c* que tudo fica melhor! diz Janaína Barros, de 14 anos. Janaína não é a única que usa as “palavrinhas mágicas” para se comunicar. Muitas meninas dizem que os palavrões servem para desestressar e ajudam a trazer o bom humor de volta depois de alguma situação chata. Ou seja, falar palavrão para elas é um desabafo. Mas, como explica a psicóloga e socióloga Eliane Alves, esse tipo de comportamento pode ser interpretado de forma diferente e os outros podem pensar que você está sendo ignorante e sem educação. Portanto, é bom saber usar a linguagem de forma, digamos, adequada. Outra questão é a discriminação. Lembra daquela época em que as meninas lutavam para ser tratadas de igual para igual com os rapazes? Essa fase já passou, mas as garotas continuam sofrendo as conseqüências de suas ações “diferentes”. Eliane explica: "A sociedade impõe certos valores que se as pessoas não seguem, correm risco de serem discriminadas”. Ela ainda diz que as meninas que usam esse tipo de palavreado, ainda são vistas como ‘as mal-educadas e maloqueiras’. Na escola, a situação é um pouco mais complicada, pois os professores pegam no pé dos alunos. “Elas dizem que é falta de educação, mas eu vejo isso como algo moderno”, diz Camilla Fernandez, 16 anos. Quanto aos garotos... As meninas afirmam que não costumam falar isso perto dos que não conhecem ou dos bonitinhos, mas quando acontece, eles até dão risadas na hora, mas depois começam a olhar de forma diferente para elas.


E você? Acha que as meninas têm que ser sempre bonitinhas e femininas, ou crê que os tempos mudaram e agora cada uma fala o que quiser?

Nenhum comentário:

Postar um comentário